quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Potes de chocolate (tipo " Leiteira")

Potes de chocolate

É das coisas mais simples que há de fazer, sabem bem a chocolate, e ficam bem mais baratos que os iogurtes citados no título. Ficam com uma textura de creme.  Para os recipientes, aproveitei os potezinhos dos ditos cujos iogurtes!


Ingredientes: (para 4 potes)

  • 55 g de chocolate de culinária
  • 30 g de açúcar 
  • 330 ml de leite meio-gordo
  • 20 g de Maizena
Com estas medidas, ficam a saber bem a chocolate, se gostar mais doce, pode acrescentar mais 1 colher de sopa de açúcar.

Passo 1:
Numa tigela, misturar metade do leite (165 ml) com a Maizena com um garfo até não haver grumos.

leite com a maizena

Passo 2:
Num tachinho, aquecer o restante leite com o açúcar, quando estiver morno, pode  acrescentar o chocolate partido em pedacinhos e mexer com uma vara de arames para misturar bem.

Leite com açúcar e chocolate

Passo 3:

Quando estiver tudo bem misturado, acrescentar a mistura de leite + Maizena e continuar a mexer com a vara de arames em lume brando durante +/- 5 min, até começar engrossar como uma papa. Deixar cozer, sempre em lume brando e sempre mexendo, durante +/ 2 min.

preparação para os pote de chocolate

Passo 4:
Deitar a preparação nos potes, ou em tacinhas e deixar arrefecer antes de pôr no frigorífico durante 2 horas.

Potes de chocolate

Se quiser servir duma maneira diferente, pode passar um lacinho à volta dos potes e colocar uma colherzita, fica giro, não acham?
Potes de chocolate "à Leiteira"







Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem alguma dúvida acerca de uma receita? Quer deixar uma sugestão, ou até uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário !

Nota: para ver as respostas a perguntas ou comentários, terá que voltar à página do comentário inicial porque não recebem notificação por email da minha resposta. Se alguém souber como configurar isso no blogger, agradeço!