segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Crumble com frutas de outono (maçã e pêra)

O crumble é um doce de origem britânica perfeito para o outono e inverno. É baseado no contraste entre a a textura suave da fruta assada e o crocante da camada superior. Tem um aspecto um pouco rústico, mas é muito saboroso e rápido de fazer. Na minha opinião, é melhor se for comido morno.

Crumble de maçã e pêra



Ingredientes: (para 4 pessoas)
  • 3 maçãs
  • 3 pêras 
  • canela em pó
  • 125 g de manteiga a temperatura ambiente
  • 125 g de farinha
  • 150 g de açúcar amarelo
  • manteira para untar 

Passo 1
Acender o forno a 180ºC
Untar uma assadeira com manteiga, descascar as frutas, cortá-las em pedaços e colocar na assadeira.
Polvilhar com canela.

fruta aos pedaços na assadeira

Aqui, juntei também uma clementina que estava perdida na cesta da fruta. Podem pôr também banana ou pedacinhos de chocolate.


Passo 2
Numa tigela, misturar o açúcar com a farinha.
Juntar a manteiga cortada aos pedaços e desfazer com a ponta dos dedos ao mesmo tempo que vai envolvendo com o resto dos ingredientes, Esfregar um pouco entre as mãos até obter a consistência de uma areia grossa.
massa para o crumble

Aqui, adicionei 2 colheres de sopa de uma mistura de Cereais de Muesli Integrais (só para mais um pouco de crocante e ter também algumas passas).

Passo 3
Espalhe esta mistura por cima da fruta e calque um pouco com as mãos.

crumble pronto para ir ao forno

E está feito!! Agora é só deixar cozer por 30 min. E se for guloso, assim como eu, sirva com umas natas espessas batidas em chantilly!!

Crumble de maçã e pêra



Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem alguma dúvida acerca de uma receita? Quer deixar uma sugestão, ou até uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário !

Nota: para ver as respostas a perguntas ou comentários, terá que voltar à página do comentário inicial porque não recebem notificação por email da minha resposta. Se alguém souber como configurar isso no blogger, agradeço!