sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Orangettes (Tiras de laranja com chocolate)

Esta especialidade cai muito bem na altura do Natal, já que junta 2 sabores bem da época: a laranja e o chocolate.
São tirinhas de casca de laranja cristalizadas (como se encontram no panettone) e são depois envolvidas em chocolate preto. A junção destes 2 sabores é dos mais felizes, nunca falha...
É um bocadinho demorado, mais sabe tão bem apresentar estas tiras depois de um bom jantar, a acompanhar um cafézinho e um digestivo ... Os seus convidados nem vão acreditar que foram feitas em casa...
tirinhas de laranja / orangettes

Ingredientes : (+/+ 50 tiras)


  • 3 laranjas não tratadas
  • água
  • açúcar
  • 150 g chocolate

Passo 1
lave bem as laranjas, pele-as no sentido longitudinal para aproveitar a o máximo de casca. Retire o excedente de pele branca mas não em demasia, senão ficariam muito finas.
casca da laranja

Corte em tiras de +/ 1 cm de largura e ponha num tacho, tape com água e ponha a ferver 5 min.
Escorra e passe por água fria. Repita essa operação mais 2 vezes (para retirar o amargo), e escorra bem as tiras.
Tiras de laranja cozidas

Passo 2
Pese as tiras e ponha num tacho o mesmo peso em água e o mesmo peso em açúcar.
Deixe cristalizar em lume muito brando, não mexa com uma colher porque poderia partir as tiras. Quando o líquido tiver evaporado (ao fim de +/- 30 min), retire as tiras e deixe escorrer e secar numa grelha até ao dia seguinte.
Tiras de laranja cristalizadas
Nesta fase, temos tiras cristalizadas que pode usar no bolo rei, ou panettone, se quiser.

Passo 3
Derreta +/- 150 g de chocolate preto em banho maria e envolva cada tirinha, e deixe secar num papel vegetal no mínimo 2 horas.
Tiras de laranja com chocolate

Pode conservar numa caixa metálica
Orangettes

Ou oferecer
Orangettes / tiras de laranja com chocolate












2 comentários:

  1. Boa noite.as minhas casquinhas ficam muito duras depois de secarem...que estarei a fazer mal?será que me pode ajudar?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, penso que o que poderá ter aconcetido, é as tiras terem ficado tempo a mais no xarope a cozer, ou em lume desmasiado forte. Nesses casos, o xarope de açúcar fica mais denso, cristaliza como para um rebuçado e talvez isso terá endurecido as tiras.
      Aconselhava tentar deixar as tiras na calda menos tempo e em lume muito brando, mexendo regularmente o tacho para humidificar bem as tiras.
      Espero ter ajudado, e espero que consiga, não desista !!

      Eliminar

Tem alguma dúvida acerca de uma receita? Quer deixar uma sugestão, ou até uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário !

Nota: para ver as respostas a perguntas ou comentários, terá que voltar à página do comentário inicial porque não recebem notificação por email da minha resposta. Se alguém souber como configurar isso no blogger, agradeço!