quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Rosti de batatas

rosti de batata

O rosti é umas espécie de panqueca de batata, feita na frigideira, é de origem suiça e pode ser feito com batata crua ou cozida.
É um acompanhamento diferente, (para não ser sempre batata cozida ou assada) fica muito bem com carne assada, ou até um peixe grelhado. Não há dificuldade na realização, a não ser ter um jeitinho para virar como se faz com os crepes!

rosti de batata

Sei que existem imensas receitas diferentes, esta é aquela que costumo fazer:

Ingredientes: (para 4 a 6 pessoas)


  • 1 kg de batatas
  • 1 cebola pequena
  • 3 fatias de bacon
  • sal
  • pimenta
  • queijo ralado
  • 2 colheres de sopa de azeite

Descasque e rale as batatas.
Pique finamente o bacon.
Ponha o azeite a aquecer na frigideira, e junte a cebola ralada. Deixe amolecer, sem ganhar cor.

Rosti de batata
Deite a mistura de batata e bacon, mexa, tempere com sal e pimenta, e comece a alisar com as costas de uma colher de pau, ou espátula. Pouco a pouco, o rosti vai ficar plano e formar uma espécie de panqueca.

Ao fim de mais ou menos 10 minutos, e quando as bordas já estiverem a ficar castanhas, vire o rosti e prolongue a cozedura por mais 10 minutos.
Pode arriscar-se a virar como se vira um crepe, mas o mais segura é virar por cima de um prato, e voltar a pôr na frigideira.

Conforme o tipo de batata usada, a cozedura pode demorar um pouco mais.
Retire para um prato de serviço e polvilhe com queijo ralado do seu gosto.
Sirva quente.

3 comentários:

  1. Vou testar esta, garantidamente! Nunca fiz rosti :) Vai ser com esta receita.

    ResponderEliminar
  2. Experimentei ontem e ficou excelente! Vou repetir, certamente. Vou publicar no meu blog brevemente. Obrigada pela partilha, Sónia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah, ainda bem que gostou :) o importante é fazer numa frigideira antiaderente porque já fiz numa sertã mais vellha e agarrou tudo .... comeu-se na mesma ;) beijinhos

      Eliminar

Tem alguma dúvida acerca de uma receita? Quer deixar uma sugestão, ou até uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário !

Nota: para ver as respostas a perguntas ou comentários, terá que voltar à página do comentário inicial porque não recebem notificação por email da minha resposta. Se alguém souber como configurar isso no blogger, agradeço!