quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bolo de maçãs caramelizado



Bolo de maçã caramelizado




É um bolo que cai sempre bem principalmente quando começa o tempo mais frio. Esta receita é muito simples, não há como falhar. Pode utilizar qualquer tipo de maçãs, sendo as reinetas sempre mais indicadas quando se trata de cozinhar.


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bolachas de manteiga com chocolate

Estas bolachinhas foram feitas com a ajuda do meu filho (as crianças adoram fazer aquelas formas na massa), que tirou também algumas fotografias. O fim de semana foi chuvoso, o que convidou mesmo à realização desses biscoitos, que foram devorados depois ao pé da lareira com um chá bem quente!
São muito mais saborosas que as bolachas industriais, e claro, não têm todos aqueles conservantes e corantes, etc.
Bolachas de manteiga

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Trouxa de couve

Fiz esta receita ontem para o jantar, sem ideia precisa do que ia fazer: tinha umas belas folhas de couve da minha horta, tinha umas sobras de febras temperadas, e pensei em misturar tudo. O resultado foi:

Trouxa de couve

A vantagem de pratos como estes, é que pode aproveitar sobras de carne (ou peixe, por que não?) e ir variando texturas e sabores conforme o que tiver em casa. Para quem não aprecia muito legumes, é uma opção, pois pode rechear as trouxas com legumes, e disfarçar o sabor com o restante recheio. Óptimo para crianças mais esquisitas no que toca a comer, e , aliás, acham sempre piada quando a comida é apresentada de forma diferente.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Potes de chocolate (tipo " Leiteira")

Potes de chocolate

É das coisas mais simples que há de fazer, sabem bem a chocolate, e ficam bem mais baratos que os iogurtes citados no título. Ficam com uma textura de creme.  Para os recipientes, aproveitei os potezinhos dos ditos cujos iogurtes!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pãezinhos vienenses com pepitas de chocolate

Pãezinhos vienenses com pepitas de chocolate

É um tipo de pão a meio caminho entre o pão de leite e o pão normal. Fica com uma crosta macia, ao contrário do pão "normal". É chamado "vienense" em alusão às "viennoiseries" que são especialidades vindas de Viena (Áustria) e muito populares em França, são por exemplo os croissants folhados, pães com chocolate, éclairs, brioches,etc...
 Pode parecer complicado a realizar mas não é, apenas são precisos: tempo e paciência! Vai ver que o resultado vale a pena, são deliciosos para o lanche ou o pequeno-almoço. Podem ser congelados e aquecidos no microondas. Tente-lá, vai se sentir tão orgulhoso por dizer: "fui eu que fiz"!

Fermento de padeiro

É um produto indispensável quando se quer realizar receitas de massa lêveda : por exemplo, pão, brioche, bolo-rei, etc.
Fermento de padeiro fresco.

Convém saber que, quando comprado fresco, tem que se manter no frigorífico até utilização.
Costuma-se dissolver em leite morno, mas atenção, não pode estar muito quente, ou anularia o efeito do fermento e  a sua massa não iria levedar convenientemente.
Pode ser comprado no supermercado ou na sua padaria.

Eu costumo separar em porções de 10 g e congelo individualmente. Quando preciso, ponho a descongelar no frigorífico na véspera.

Há também uma versão desidratada, em pacote, e aí deve ser usado conforme instruções.

Quando já está misturado na massa, aí, já precisa de estar num ambiente fechado e quentinho para poder actuar, por isso é que devemos sempre deixar  a massa  a levedar num recipiente tapado, e coberto com uma manta.

Rolinhos de peru recheados



Foi o nosso jantar de ontem, só para ser diferente dos bifinhos de peru com cogumelos e natas.
A partir desta receita, podem criar os recheios que quiserem (requeijão com passas, ananás, pimento,...), é só deixar trabalhar a imaginação.
Ontem acompanhei simplesmente com arroz de pimentos e salada de alface.

Rolinhos de peru recheados com chouriço e queijo

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ponto de estrada

O ponto de estrada é o nome que se dá quando estamos a cozinhar com açúcar (caramelo, calda, doces, ...) e que , ao passar uma colher de pau no fundo do recipiente em linha recta, forma-se um sulco (como uma estrada) que deixa ver o fundo do recipiente e se mantém assim durante alguns segundos.
Por exemplo, aqui, na marmelada podemos ver a "estrada" a formar-se.

Marmelada

Marmelo selvagem


Ofereceram-me uma sacada enorme de marmelos selvagens, e aproveitei o fim de semana para experimentar confeccionar marmelada. Sempre achei que deveria ser muito difícil, mas sabem que mais? não é! É sim muito demoroso, e há que ter uma tarde livre pela frente! Aconselho fazer em grande quantidade. Neste caso, só consegui aproveitar 900 g de marmelo limpo (ou seja sem casca nem pevides) porque os frutos não eram tratados, e muitos deles já estavam a estragar-se.

Medidas e equivalências

Poderá parecer óbvio para muitos, mas acreditem que já vi pessoas a entrarem em pânico por não conseguirem converter medidas indicadas nas receitas.


domingo, 11 de novembro de 2012

Esterilizar frascos para conservas

Quando comecei a fazer doces, e a aproveitar os frutos da época, fiquei com muitas dúvidas sobre a melhor maneira de conservar esses produtos.

Passo 1:
A primeira coisa a fazer é lavar muito bem os frascos de vidro e as tampas com detergente.

Passo 2:
Deitar os frascos e tampas numa panela, encher com água, tapar e pôr ao lume. Ferver durante 15 min.

Passo 3:
Podem deixar na água até usarem, ou retirar os frascos e tampas com uma pinça. Ter o cuidado de não tocar com as mãos na boca do frasco ou na tampa.

Passo 4:
Deitar a preparação quente no frasco, fechar e, imediatamente, deitar de cabeça para baixo para criar o vácuo na tampa. Deixar assim 3h.


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Polpa de tomate caseira

Como temos um pequeno quintal, este verão, houve tomate com fartura : chucha, cereja, coração de boi, etc..
Para variar do doce de tomate, decidi este ano fazer polpa de tomate, que pode também servir de base para sopa de tomate, gaspachos, etc.

Ingredientes:
  • 1 kg de tomate maduro
  • 4 dentes de alho

Passo 1:
Ligar o forno a 180ºC
Untar um tabuleiro com azeite, dispor os tomates e os dentes de alho com a casca. Deitar mais um pouco de azeite e misturar bem com as mãos para envolver tudo muito bem.
Assar no forno 40 min, mas sempre com atenção para não queimar.

Passo 2:
Ao fim desse tempo, triturar tudo no blender ou com a varinha mágica.
Passar num coador de rede fina para separar as sementes e as peles.

Passo 3:
Deitar em frascos esterilizados (ver o procedimento aqui).




quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Planta - Desconto

Mais um pequeno desconto (sempre é melhor do que nada!) para o creme vegetal da Planta:


http://registration.couponstar.com/planta/index.php/register/index/70?origin=ad

Vales de desconto Pescanova

Basta registarem-se no site, e recebem por correio vales de desconto, eu já usei alguns:



http://www.pescanova.pt/

Vales de Descontos Pizza Dr Oetker

Basta registarem-se e escolher o vale que querem receber:


http://www.passatempos-oetker.com/index.php?id=50

Amostras Knorr

Para quem quiser experimentar, é só seguir as indicações:
https://www.facebook.com/KnorrPortugal?sk=app_234673486648143

Bolo de Castanhas e Chocolate

Bolo de castanhas com cobertura de chocolate


Perfeito para festejar o São Martinho! Este bolo fica muito melhor se for feito de véspera. Quem é intolerante ao glúten pode comer porque não tem farinha de trigo.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Caramelo líquido

caramelo líquido

Já compraram aqueles frascos de caramelo? Já repararam que são caríssimos? E se pudesse fazer em casa?

Nada mais simples! Este caramelo pode ser conservado em garrafas, e mantém-se sempre líquido.
Muito bom para pipocas, pudins, gelados, etc...

Bolinhos fofinhos de limão

Bolinhos fofos de limão


São tão simples de realizar, saem sempre bem e comem-se num instante. Ideais para preparar com as crianças porque não necessitam de muita técnica.

"Política de Privacidade"


A privacidade dos visitante de "Mãe, posso lanchar? Receitas fáceis passo a passo" http://receitasfaceis-passoapasso.blogspot.pt/ é muito importante para nós.
No http://receitasfaceis-passoapasso.blogspot.pt/, reconhecemos a importância da privacidade. Deixamos aqui o tipo de informação pessoal que recebemos e colectamos sempre que visita http://receitasfaceis-passoapasso.blogspot.pt/, e como guardamos essa informação. Nunca venderemos essa informação a terceiros sejam eles particulares ou empresas.

Os registos:
Tal como outros websites, colectamos e utilizamos informações contida nos registos. Essa informação inclui o seu endereço IP (Internet Protocol), o seu ISP (Internet Service Provider, tal como Sapo, clix ou outro), o browser que utilizou ao visitar o nosso Website (como Internet Explorer ou Firefox), o tempo da sua visita e que páginas visitou no nosso website.

Os Coookies e Web Beacons:
Utilizamos cookies para armazenar informação, tais como as suas preferências pessoais quando visita o nosso website. Isto poderá incluir um simples pop-up, ou uma ligação em vários serviços que providenciamos, tais como fóruns.
Em adição, também utilizamos publicidade de terceiros no nosso website: http://receitasfaceis-passoapasso.blogspot.pt/ para suportar os custos de manutenção. Alguns destes publicitários poderão utilizar tecnologias como os cookies e / ou web beacons quando publicitam no nosso website, o que fará com que esses publicitários (tal como Google através do Google Adsense), também recebam a sua informação pessoal, como o seu endereço IP, ISP, o browser, etc,... Esta função é geralmente utilizada para
geo-targetting (mostrar publicidade sobre Paris apenas a leitores de Paris, por exemplo), ou apresentar publicidade direccionada a um tipo de utilizador (como por exemplo mostrar publicidade de lojas de roupa a um leitor que visita frequentemente websites sobre moda).
Detém o poder de desligar os seus cookies, na opção do seu browser, ou efectuando alterações nas ferramentas de programas anti-vírus. No entanto, isso poderá alterar a forma como interage com o nosso website ou outros websites. Isso poderá afectar, ou não permitir o login em programas, sites ou fóruns da nossa e de outras redes.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bugnes (ou Donuts)

Estes doces fritos são típicos de Lyon (França) na altura dos Santos e do Carnaval. Podem ser comparados aos tradicionais coscorões e a massa de base pode servir para fazer donuts fofinhos e muito saborosos.

Bugnes, ou Donuts

Pequena Introdução

Olá a todos, e bem vindos ao meu modesto blog.

Se vieram cá parar, é porque estão a procura de receitas saborosas (claro) mas que sejam também fáceis de realizar. Para quem tem menos experiência e não se sente muito à vontade perto do fogão, vou tentar explicar passo a passo (com ilustrações) a realização das receitas.

Espero que gostem, e se tiverem alguma dúvida, podem mandar email, que eu tentarei sempre responder com a maior brevidade!